1.ª Edição (online) da Summer School eUjust

No âmbito do Módulo Jean Monnet eUjust, realizou-se, em língua portuguesa, a primeira edição (online) da Summer School eUjust nos dias 6 a 10 de julho de 2020.

A atividade – realizada online pelas contingências presenciais associadas ao surto da COVID-19 – contou com ampla participação de alunos, docentes, agentes administrativos, operadores judiciários e agentes políticos das mais variadas latitudes, nomeadamente Europa, América e África.

A primeira edição da Summer School teve em vista promover o envolvimento do seu público-alvo na discussão do paradigma da Justiça eletrónica europeia a partir de uma noção ampla de Contencioso da União Europeia, tendo como pano de fundo e teleologia a completa compreensão das diversas dimensões associadas à tutela jurisdicional efetiva. Para o efeito, promoveu-se a sua discussão por referência à cobrança transfronteiriça de créditos onde a aperceção dos esforços de atualização tecnológica no domínio da justiça é mais premente.

Para o efeito, contou com a participação de todos os Membros da equipa do Módulo – Joana Covelo de Abreu, enquanto coordenadora, Alessandra Silveira e Pedro Madeira Froufe, enquanto Key Staff Members – e ainda com contributos discursivos participados de académicos (da Universidade do Minho e de outras universidades portuguesas), juízes, advogados e agentes das instituições europeias de forma a promover o cruzamento do conhecimento científico com as sensibilidades práticas e empíricas. Por sua vez, foi capaz de promover o entrosamento de jovens investigadores com investigadores seniores, numa dinâmica capaz de alavancar a produção científica daqueles que iniciam agora o seu percurso académico.

Por sua vez, a cerimónia de abertura contou com a intervenção das Coordenadoras científicas da Summer School – Joana Covelo de Abreu e Larissa Coelho – novamente sublinhando-se a necessidade de promover a relação discursiva com jovens investigadores.

A cerimónia de encerramento contou com a participação de Patrícia Jerónimo, Professora Associada da Escola de Direito da Universidade do Minho e Diretora do Jus-Gov (Centro de Investigação em Justiça e Governação daquela instituição), e de José Igreja Matos, Juiz Desembargador e Presidente da Associação Europeia de Juízes.

A Summer School decorreu diariamente com uma média de 80 participantes, que contaram com a disponibilização antecipada do ebook pedagógico de apoio à Summer School, superando, em larga medida, as expectativas da organização.