Spring School eUjust (online) e Mesa Redonda de Jovens Investigadores

No âmbito do Módulo Jean Monnet eUjust, realizou-se, em língua portuguesa, a terceira edição do Curso Intensivo eUjust, no ano de 2022, configurado como uma (online) Spring School, que decorreu de 14 a 18 de março de 2022.

A atividade manteve o formato online das edições anteriores não só por razões associadas à pandemia da COVID-19 mas, sobretudo, pela sensibilidade de poder atingir um público-alvo mais significativo e de diferentes latitudes. Posto isto, contou com ampla participação de alunos, docentes, agentes administrativos, operadores judiciários e agentes políticos da Europa, da América e de África.

Esta edição do Curso Intensivo teve em vista promover o envolvimento do seu público-alvo na discussão do paradigma da Justiça eletrónica europeia a partir de uma noção ampla de Contencioso da União Europeia, atendendo aos desenvolvimentos em sede de proteção de dados pessoais, à circulação de dados não pessoais, à proposta de Regulamento relativo à Inteligência Artificial, sem obliterar novos caminhos para a justiça, onde as novas tecnologias ganham um papel de relevo. Para o efeito, promoveu-se a sua discussão por referência à cobrança transfronteiriça de créditos onde a aperceção dos esforços de atualização tecnológica no domínio da justiça é mais premente, embora também adentrando novas dinâmicas, sobretudo associadas à emergência e consolidação de um Mercado Único Digital.

Para o efeito, contou com a participação de todos os Membros da equipa do Módulo – Joana Covelo de Abreu, enquanto coordenadora, Alessandra Silveira e Pedro Madeira Froufe, enquanto Key Staff Members – e ainda com contributos discursivos participados de académicos (da Universidade do Minho e de outras universidades portuguesas), juízes (dos tribunais nacionais e do Tribunal de Justiça da União Europeia), advogados, agentes das instituições europeias e juristas do setor empresarial de forma a promover o cruzamento do conhecimento científico com as sensibilidades práticas e empíricas. Por sua vez, foi capaz de promover o entrosamento de jovens investigadores com investigadores seniores, numa dinâmica capaz de alavancar a produção científica daqueles que iniciam agora o seu percurso académico, através da promoção de uma Mesa Redonda de Jovens Investigadores, da qual resultou uma publicação online das suas atas.

Por sua vez, a cerimónia de abertura contou com a intervenção das Coordenadoras científicas da Spring School – Joana Covelo de Abreu e Larissa Coelho – novamente sublinhando-se a necessidade de promover a relação discursiva com jovens investigadores.

Este Curso Intensivo decorreu diariamente com uma média elevada de participantes, que contaram com a disponibilização de mais um ebook pedagógico de apoio aos conteúdos nele abordados, superando, em larga medida, as expectativas da organização, assim como das atas da Mesa Redonda de Jovens Investigadores, promovida no dia 16 de março de 2022.